Detalhes do produto

Zélia Lessa: a música em uma vida
Disponibilidade: Em estoque
R$ 30,00

  Sinópse

No conjunto de uma sociedade existem pessoas que entram no rol da unanimidade absoluta. Zélia Lessa, a Maestrina e Compositora, é uma delas.

Filha de família tradicional, desbravadora das terras grapiúnas, titular da Academia Grapiúna de Letras, Zélia sempre colocou a música dentro de um significado invejável, conquistando ao longo do tempo a admiração e o respeito da sociedade grapiúna.

Seus conhecimentos musicais, fruto de uma determinação fora do comum, não encontraram obstáculos para transformar a sua dedicação às cifras, tons, semitons, aprimorar tenores, baixos e contraltos.

A caminho do centenário nada mais justo que todas as homenagens sejam prestadas a Zélia Lessa, que na sua modéstia marcante, merecia muito mais que um livro, ou um documentário (que já foi feito), ou muitas outras homenagens, contando, da lavra de uma admiradora, Efigênia, a sua história edificante.

Quando em 1955, criou o Coral Cantores de Orfeu, Zélia Lessa demonstrou para os seus conterrâneos o quanto é merecedora de todas as luzes que são focadas sobre ela. Merecedora até mesmo de uma rapsódia própria, como a Rapsódia Grapiúna, que ela compôs e executa, transformando em peça teatral o que a arte de sua música eternizou e imortalizou.

Quando das comemorações, há dois anos, das seis décadas de existência do Coral, em missa celebrada pelo Bispo da cidade, Dom Ceslau, para uma catedral lotada por um público de centenas de admiradores, alguém disse com muita propriedade: “Não me contive de tanta emoção. Acompanho esse Coral, que é fruto da perseverança de uma mulher, desde a minha infância. Quanta coisa bonita. Viva a Zélia Lessa”.

  Ficha técnica
ISBN: 978-85-8151-145-0
Edição:
Ano de publicaçao: 2017
Nº de Páginas: 92
Formato: 16x23cm
Idioma: Português
  Sobre o autor
Efigênia Oliveira
Maria Efigênia Ferreira da Silva Oliveira. Licenciada em Letras, docente na Rede pública estadual da Bahia nas disciplinas Português, Literatura, Redação, Arte e Educação Ambiental interdisciplinar; Especialista em Literaturas Comparadas em Literatura regional, com foco na Literatura adoniana; Especialista em Literaturas de Língua Portuguesa, TCC com foco em aspectos de sustentabilidade interdisciplinar na escola; Formação em cursos de propostas linguísticas, literárias, sociológicas e humanistas; Mestra em Educação Holística, dissertação com título Educação Ambiental nos pressupostos da Agenda 21 para além das ações do indivíduo e da escola. Coautora do livro Violeta Lilás – Partícula da Medicina Primordial. Finalista do Prêmio Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, 2ª edição - Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum/Brasília, 2010. Escreve poesia, artigos de opinião, científi cos e literários. Militante ambientalista em Conferências de Educação, do Meio Ambiente e de Cultura; membro de Conselhos de Educação, Meio ambiente e Políticas Culturais em Itabuna; Soprano no Coral Cantores de Orfeu desde 1979.

Se preferir compre em um site parceiro