A Editora


A Via Litterarum é uma editora que surgiu em Itabuna, em 2004, nasceu visando contribuir para a expressão do talento literário, não deixando que se perca nas gavetas ou não se realize por falta de oportunidades. Envidaremos esforços para que o talento encontre seu destino, o reconhecimento público, decorrente da leitura, do maior número possível. Pretendemos boa leitura para cada vez mais e melhores leitores.

Reconhecemos que os primeiros anos foram muito difíceis e que ainda está difícil. Somos aprendizes de uma aprendizado bastante doloroso. Contudo, o projeto segue seu curso, lenta e gradualmente. Nessa ainda breve trajetória ouvios palavras de alento e outras de esmorecimento. Tivemos mãos amigas que nos auxiliaram, que nosajudaram a nos manter animados. Não faltou quem vislumbrasse o fracasso nessa jornada. Raríssimos. Não faltou que nos chamasse de loucos, literalmente loucos, apenas alguns é verdade. E não faltou quem nos alcunhou, para nossa honra, de quixotes, de sonhadores. Tomando de empréstimo o grande poeta português Fernando Pessoa, em Cancioneiro (Martin Claret, 2008):


Não sei se é sonho,
Se uma mistura de sonho e vida,
...
Não é com ilhas do fim do mundo,
Nem com palmares de sonhos ou não,
Que cura a alma seu mal profundo,
Que o bem nos entra no coração.
É em nós que é tudo. É ali, ali,
Que a vida é jovem e o amor sorri.

O fato é que, através da literatura, estamos ajudando a construir a identidade de nossa terra, de nossa Bahia. Acreditamos que a identidade tem na cultura lugar privilegiado. Ler e escrever se inscrevem nesse processo. Temos a intuição de que alguma coisa estamos fazendo nessa direção. E temos a clara consciência que o que fazemos reveste-se de relevãncia para o presente e para o futuro. Seguramente, é pouco e se situa num âmbito restrito da vida, o fazer literário. Uma pequena semente, acreditamos, mas que pode se tornar uma grande árvore.

Criamos em 2011 mais 2 novos selos, do qual pretendemos distribuir melhor os conteúdos por áreas, são eles:

Caminhos- Selo específico para publicação de livros na linha de auto-ajuda e espiritualidade.

Jus Literarum - Publicação de livros na linha jurídica.

 

       

Se preferir compre em um site parceiro